UFRN: prazo para prova de vida encerra no final de setembro

11 set 2021

O prazo para os servidores aposentados e os pensionistas da UFRN realizarem a prova de vida se encerra no dia 30 de setembro. A atualização do cadastro é referente ao ano de 2020 e ao período de janeiro a junho de 2021. A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRN (Progesp) orienta que o recadastramento deve ser realizado em qualquer agência do banco em que recebe o pagamento do benefício ou prova de vida digital, por meio do aplicativo mobile do Governo Federal Sou Gov.br.

Para a Prova de Vida Digital, o servidor precisa ter a biometria (identificação digital) cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Denatran e ter instalado em seu celular os aplicativos SouGov.br e MeuGov.br. O procedimento será iniciado pelo SouGov.br e, em seguida, deverá ser realizada a validação facial no aplicativo MeuGov.br. Todas as etapas serão indicadas na tela do celular. Depois, o beneficiário deverá acompanhar a situação da comprovação de vida pelo aplicativo SouGov.br.

A prova de vida para servidores federais foi suspensa em março de 2020 devido à pandemia da covid-19, como medida para evitar a exposição dos beneficiários à possibilidade de contágio pois, em sua maioria, os beneficiários são idosos e mais vulneráveis ao agravamento da doença. Com a publicação da Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME Nº 63, pelo Ministério da Economia, no dia 29 de junho, foi retomada a exigência do recadastramento anual.

Caso os servidores e pensionistas não realizem o recadastramento, eles terão o salário suspenso na folha de pagamento de outubro. Segundo a diretora do Departamento de Administração de Pessoal da UFRN, Solange Santos, cerca de mil servidores e pensionistas ainda estão com pendências em relação à prova de vida e precisam atualizar o cadastro

Mais informações sobre a Prova de Vida no Portal do Servidor, no e-mail aposentados@reitoria.ufrn.br ou WhatsApp (84) 99193-6372. A prova de vida é obrigatória, anual, a ser realizada no mês de aniversário do aposentado ou pensionista, para evitar a suspensão do pagamento do salário ou pensão. Observe que, dependendo do mês de seu aniversário, será necessário realizar a prova de vida em 2021 mais de uma vez.

Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.