TSE retoma validação biométrica do projeto BIOEX

TSE retoma validação biométrica do projeto BIOEX
08 set 2022

A identificação biométrica voltará a ser utilizada nas Eleições Gerais de 2022 para identificação dos eleitores na Urna Eletrônica. Em todo o Estado do Rio Grande do Norte, 2.382.565 eleitores, ou seja, quase 94% do eleitorado, estará apto para votar com a identificação biométrica.

Os demais eleitores do Estado que não coletaram a biometria e nem tiveram suas biometrias aproveitadas de outros órgãos, o que equivale a aproximadamente 170 mil eleitores, não precisam se preocupar. A eleitora ou o eleitor pode votar mesmo sem o cadastro digital.

Além disso, para este ano, o Tribunal Superior Eleitoral retomou a validação biométrica do projeto de Importação de Biometrias de Órgãos Externos – BIOEX. Este projeto tem como objetivo o aproveitamento de dados biográficos e biométricos de cidadãos brasileiros cadastrados nas bases de dados custodiadas por órgãos signatários de acordos de cooperação técnica e não constantes na base de dados da Justiça Eleitoral.

Nas Eleições 2022, tais dados serão validados pelas urnas eletrônicas quando do comparecimento do eleitor e da eleitora para votar. No caderno de votação, os eleitores e as eleitoras que não possuem biometria no cadastro eleitoral e cujas biometrias de órgãos externos forem enviadas para urna eletrônica, será apresentada informação específica com a mensagem BIOMETRIA FORNECIDA POR ÓRGÃO CONVENIADO À JUSTIÇA ELEITORAL.

No Rio Grande do Norte, além dos 2.382.565 eleitores com dados biométricos coletados pelos Cartórios Eleitorais, 1.993 eleitores serão habilitados a apresentar a digital na urna eletrônica, mesmo que não tenham coletado as digitais nos órgãos da Justiça Eleitoral.

Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.