TRE-RN inicia a Preparação de Urnas nas zonas eleitorais do Estado

TRE-RN inicia a Preparação de Urnas nas zonas eleitorais do Estado
20 set 2022

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) iniciou nesta segunda-feira (19), a Preparação de Urnas das zonas eleitorais de todo o Estado. As urnas eletrônicas da capital e da região metropolitana estão sendo preparadas no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE) e seguem até o dia 28 de setembro. Nesta segunda-feira, foram preparadas as urnas eletrônicas que serão distribuídas para as zonas de Macaíba e São Gonçalo do Amarante. Em outros municípios, a carga das urnas ocorrerá nas sedes das Zonas Eleitorais, em local e horário previamente designados pelo(a) juiz(a) eleitoral.

A carga das urnas consiste na inserção de informação nas máquinas. São incluídos o sistema da urna, as informações de  candidatos(as) e os dados de eleitores(as) de cada seção eleitoral. Esses dados já foram homologados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) antes de serem liberados para as mídias.

Klaus Vilas Boas, chefe de Seção de Urna Eletrônica, informa que o contingente de urnas preparadas para as zonas eleitorais de Macaíba e São Gonçalo do Amarante é, respectivamente, de 219 e 226 urnas eletrônicas.

“O processo de preparação das urnas é finalizado aqui com a lacração e armazenamento das urnas eletrônicas aqui, no COJE. Na véspera de eleição elas são transportadas para as respectivas zonas eleitorais de Natal e região metropolitana”, completa Klaus sobre a Preparação de Urnas.

8.139 urnas eletrônicas estão sendo preparadas no Rio Grande do Norte. Entre elas, existem as urnas para votação (7.674) e as de contingência (465). As urnas de contingência servem para substituir qualquer urna de votação que venha a apresentar uma falha no dia da eleição, a fim de que a celeridade do processo eleitoral não seja prejudicada.

Quanto às urnas eletrônicas distribuídas para os municípios do interior do Estado, o transporte delas já ocorreu. Para conferir as datas da Preparação de Urnas de todas as zonas eleitorais, inclusive dos municípios do interior do Estado, acesse este link.

Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.