RN tem a terceira maior taxa de comparecimento no 1° dia do ENEM

RN tem a terceira maior taxa de comparecimento no 1° dia do ENEM
16 nov 2022

O Rio Grande do Norte ficou em terceiro lugar entre os 27 estados brasileiros com maior taxa de comparecimento – 74,6% de um total de 86.422 inscritos – no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As provas foram aplicadas no domingo (13), criando a expectativa de que ocorra o mesmo no próximo domingo (20).

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Rio Grande do Norte ficou atrás apenas do Sergipe e Piauí, com 76,2% e 74,9%, respectivamente, e à frente da Paraíba, com 74,3%, todos da região Nordeste, enquanto a média nacional foi de 72,1%.

Ao todo, 2,49 milhões de participantes compareceram ao primeiro dia do Enem/2022 neste domingo, 13 de novembro. O número corresponde a 73,3% dos cerca de 3,4 milhões de inscritos nas duas versões (impressa e digital).

O exame continuará no próximo domingo, 20 de novembro, quando será a vez de resolver itens de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. O Inep divulgará os gabaritos até o dia 23 deste mês, conforme previsto em edital.

Aulões

A rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte vem preparando os alunos para as provas, levando ao ar o projeto “Juntos no ENEM”, com aulões preparatórios exibidos pela TV Band Natal aos sábados e domingos, das 6h às 8h, e disponíveis no canal oficial da SEEC no YouTube. “Nós continuaremos com o trabalho de preparação, teremos aulões de véspera na TV aberta no sábado e domingo, unindo esforços para contribuir com o sucesso dos estudantes da rede estadual de ensino”, informou o secretário estadual da Educação, da Cultura, do Esporte e Lazer (SEEC), Getúlio Marques. Para ele, os estudantes potiguares continuam tendo “aquela última oportunidade de revisar os principais temas”, razão pela qual “confiamos no potencial dos nossos estudantes e, todos os anos, acompanhamos a sua participação”.

Professores da rede estadual são os responsáveis pelo conteúdo e apresentam as aulas, gravadas em estúdio. Todos os conteúdos veiculados são traduzidos em libras. A programação do sábado e domingo será publicada nas redes sociais da SEEC antes dos aulões. “Todo o conteúdo é feito por professores da nossa rede, o que tornam a linguagem mais acolhedora e a abordagem dos temas em total sintonia com o que é debatido em nossas escolas”, pontua Marques.

ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Melhores taxas de comparecimento

SE: 76,2

PI: 74,9

RN: 74,6

PB: 74,3

SP: 73,9

SC: 73,4

CE: 73,3

Inscrições do Enem no RN

2020: 66.023*

2021: 80.817

2022: 86.422

Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.