Reunião no MP em Mossoró discute reativação do Centro de Zoonoses

Reunião no MP em Mossoró discute reativação do Centro de Zoonoses
19 maio 2016

O vereador Genivan Vale (PDT) e representantes de entidades protetoras dos animais se reuniram ontem com o promotor Domingos Sávio para discutir ações de controle à superpopulação de animais domésticos. O encontro ocorreu na sede do Ministério Público (MP).

A reunião teve como intuito solicitar o apoio do MP para o desenvolvimento ações que possam viabilizar o Projeto de Lei, que será apresentado por Genivan Vale, sobre o tema acima citado. A principal medida requerida ao órgão é a intervenção para a reativar o Centro de Controle de Zooneses (CCZ).

“Não adianta apresentarmos um projeto sobre o controle da superpopulação de animais, se não houver no Centro de Zooneses as condições necessárias para implementar as medidas previstas na matéria. Por isso, procuramos o apoio do Ministério Público nessa luta, para que esse projeto não seja apenas mais um que só existe no papel”, destaca o vereador.

Genivan Vale lembra que existe previsão orçamentária de R$ 200 mil para a reforma do Centro de Zoonoses. “Nosso mandato quem alocou a emenda para o orçamento de 2016”, destaca. Diante do exposto, o parlamentar, em consonância com os representantes de entidades protetoras de animais, solicitou ao MP que possa intervir junto à Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) para que este recurso possa ser aplicado ao fim destinado.

Além da reforma, as entidades protetoras de animais pedem condições estruturais para o Centro de Zoonoses poder desempenhar o seu papel. A representante da Marcha Mossoroense de Defesa Animal, Cláutia Sheila, relata, por exemplo, deficiências na realização do teste de Calazar.

Ela afirma que o referido teste tem uma sensibilidade muito grande, o que leva a ter muitos exames com falso positivo para Calazar. “O órgão precisa fazer um teste confirmatório, usando uma técnica mais específica, para não correr o risco de animais serem sacrificados sem estar realmente com a moléstia”, declara.

Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixe uma resposta