Prefeitura de Mossoró lança oficialmente campanha “Setembro Amarelo”

Prefeitura de Mossoró lança oficialmente campanha “Setembro Amarelo”
05 set 2022

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou oficialmente nesta sexta-feira (2), no Teatro Lauro Monte Filho, a campanha “Setembro Amarelo”, edição 2022. A iniciativa tem como objetivo chamar atenção da sociedade para os cuidados com a saúde mental. Este ano, a campanha tem como tema “Se Amar” e “Amar + Elo”. As atividades já começaram a ser desenvolvidas e seguem ao longo das próximas semanas, em diferentes espaços públicos e privados da cidade.

“Esse ano a campanha tem um foco muito específico, que é o se amar, o amar a vida. A ideia é que o ‘Setembro Amarelo’ seja extremamente leve, que a gente trabalhe a conscientização, a orientação. As ações já estão sendo desenvolvidas. A proposta é que a população identifique a importância de cuidar da sua saúde mental e cuidar do seu bem-estar emocional”, destacou Kalyana Fernandes, coordenadora de Saúde Mental da SMS.

A coordenadora ainda explica que as ações da campanha contemplam não apenas os equipamentos da Secretaria de Saúde. “Os serviços serão desenvolvidos em outras secretarias. Nós teremos ações nas escolas, em parceria com a Secretaria de Educação. Teremos ações também nos equipamentos da Assistência Social, como o CRASs e nas unidades de acolhimento do município”, disse, acrescentando: “Nós iremos trabalhar com rodas de conversa, com palestras, grupos, com algumas caminhadas, trabalhando também as crianças e adolescentes, por isso o foco em várias escolas do município e do estado”.

A secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas, ressaltou a importância da campanha que se inicia agora. “Durante todo o mês de setembro nós estaremos sendo mais efetivos nas ações para a saúde mental e principalmente para a valorização da vida e prevenção ao suicídio. É necessário que as pessoas entendam a grande importância que elas têm para cada familiar, amigo, elas têm que se sentir importantes e nós estamos aqui para mostrar isso a elas”, pontuou.

Morgana também reforçou que a rede de saúde mental do município está preparada para atender todos os que precisarem desse tipo de suporte. “Nós temos o Hospital Psiquiátrico, que a gente queria que ninguém precisasse, mas caso precise nós temos esse equipamento para atender. Temos também o CAPS Álcool e Drogas, ainda dois CAPSs II, o CAPS Infantil, então é uma rede preparada para atendê-los e ainda a Casa de Acolhimento Infatojuvenil, que foi aberta como mais um equipamento para a saúde mental no nosso município”.

Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.