Ministro da Justiça pede que Polícia Federal investigue institutos de pesquisas

05 out 2022

O ministro da Justiça, Anderson Torres, informou nesta terça-feira (4) que encaminhou à Polícia Federal um pedido para abrir uma investigação sobre a atuação dos institutos de pesquisas eleitorais do Brasil.

Nas redes sociais, Torres disse que o pedido atende a uma representação recebida pelo ministério que apontou “condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados”.

O resultado do primeiro turno das eleições presidenciais, realizado no domingo (2) mostrou que a disputa pelo Palácio do Planalto entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) foi acirrada. Com 100% das urnas apuradas, Lula alcançou 48,43% dos votos, e Bolsonaro, 43,20%.

Até o último sábado (1º), no entanto, os principais institutos de pesquisa não conseguiam cravar se haveria, ou não, um segundo turno na eleição nacional. Enquanto Lula oscilou em torno dos 50% de votos válidos na maioria dos levantamentos nacionais ao longo da campanha, Bolsonaro ficou em torno dos 30% nos levantamentos de intenção de voto.

Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.