Mais de 1.300 doses de vacinas foram aplicadas nos Centros Municipais de Educação Infantil

Mais de 1.300 doses de vacinas foram aplicadas nos Centros Municipais de Educação Infantil
18 nov 2022

Com o objetivo de desenvolver ações de prevenção à saúde e o aumento da cobertura vacinal envolvendo os estudantes e profissionais que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil da rede de educação de Natal, as secretarias municipais de Educação (SME) e Saúde (SMS) continuam com a campanha de vacinação nos CMEIs. A ação iniciou no dia 27 de outubro e segue durante todo o mês de novembro. Até o presente momento, já foram aplicadas 1.329 doses em 10 CMEIs.

Nesta quinta-feira (17), a vacinação aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Abigail Barros de Azevedo, localizado no bairro Lagoa Azul e que atende 216 crianças, do Berçário e Níveis I ao IV.

As equipes de saúde e educação trabalham juntas para informar sobre as vacinas, para que servem e a importância delas para a saúde, sensibilizando a comunidade sobre a relevância de manter a caderneta de vacinação atualizada. Estão sendo oferecidos 12 tipos de vacinas, contra Poliomielite não só a gotinha como a injetável, contra a Hepatite B, contra a Hepatite A, Febre Amarela, Varicela, Influenza, Coronavac, Tríplice Viral – Sarampo, Rubéola e Caxumba, e Tríplice Bacteriana – Antitetânica, Difteria e Coqueluche.

O enfermeiro Hélio Soares dos Santos, da SMS-Natal, comentou sobre a importância do processo de vacinação nos CMEIs.  “Estamos disponibilizando todas as vacinas de rotina. A cobertura vacinal é fundamental, pois diminui o risco das crianças e profissionais adoecerem”, disse.

Já a gestora pedagógica do CMEI Professora Maria Abigail Barros de Azevedo, Josiele Dias Macena, contou sobre como ocorreu a divulgação para a vacinação e detalhou como o momento contribui para a proteção das crianças. “Informamos sobre o acontecimento desse dia nas redes sociais e nos grupos com os pais das crianças e passamos as orientações sobre a importância de comparecer nesta ação. Quando as crianças ficam doentes, elas faltam e perdem experiências que acontecem no CMEI, influenciando no aprendizado delas. Com essa campanha de vacinação, a saúde melhora e por consequência a participação das crianças também”, ressaltou a diretora.

A mãe de Sophia Gabriele Nascimento (5 anos), do Nível III, Kainara Nascimento de Oliveira, comentou sobre a oportunidade de vacinar a filha no ambiente escolar. “Eu como mãe fiquei tranquila e agraciada com a possibilidade de vacinar minha filha de forma prática, na própria unidade onde estuda. Agora, o cartão vacinal dela está completo e é muito importante para que ela esteja protegida”, afirmou a mãe.

Também presente do CMEI Professora Maria Abigail estava João Maria Silva de Freitas Costa, pai de Yasmim Silva de Freitas Costa, de seis anos, matriculada no Nível IV. O pai contou que só faltava a vacina da Febre Amarela e que ter a oportunidade de vacinar no ambiente em que sua filha estuda, facilitou com que a imunização fosse efetuada. “Foi uma ótima ideia, com esse projeto no CMEI, pois a nossa vida fica mais fácil para conseguir resolver essas situações e proteger nossas crianças e seus educadores”, elogiou o pai.

Entre os dias 18 e 25 de novembro, a vacinação vai acontecer nos Centros Municipais de Educação Infantil Professora Maria Cleonice Alves Pontes (Potengi), Professora Maria da Piedade de Melo e Silva (Lagoa Azul), Professora Maria de Fátima Medeiros de Araújo (Lagoa Azul), Professora Maria Nazaré da Costa Galvão (Lagoa Azul) e Maria Lucila Alves de Carvalho (Lagoa Azul).

Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.