IFRN e Incra desenvolvem projetos em assentamentos do RN

04 fev 2021

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) iniciaram, em janeiro de 2021, os projetos ‘GeoRural Incra/RN’ e ‘Pratu Incra/RN’. A parceria conta ainda com a cooperação da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern).

As articulações para o desenvolvimento dos projetos tiveram início em novembro de 2020, quando o IFRN, juntamente com a Funcern, foi procurado pelo superintendente do Incra/RN, Marcelo Gurgel. Cerca de 22 mil famílias registradas nos 286 projetos de assentamentos do estado e que são acompanhadas pelo Incra serão beneficiadas pelos projetos. “Além do estímulo às famílias nos assentamentos, a iniciativa busca contribuir para o desenvolvimento econômico local, para a exportação dos produtos e para o turismo”, disse o professor Melquíades Pereira, diretor de Extensão do Campus Natal-Central (Cnat).

GeoRural INCRA/RN

O projeto objetiva realizar a demarcação dos lotes pertencentes aos assentamentos indicados pelo Incra por meio de georreferenciamento e certificação da terra para o assentamento e posterior inserção dos dados no Cadastro Ambiental Rural (CAR) – registro público eletrônico obrigatório, que integra as informações ambientais das propriedades e posses rurais de Áreas de Preservação Permanentes (APP). Segundo Melquíades, a realização do GeoRural deve atender às diretrizes de políticas públicas de interesse social, bem como todos os pré-requisitos legais, além de tornar possíveis as condições materiais para sua sustentabilidade. “Para a realização do projeto, haverá a contratação de uma equipe técnica qualificada para atuar na área, na infraestrutura de deslocamento, nos equipamentos e sua manutenção, além de serviços técnicos específicos para a coleta de dados”, destacou o professor. O projeto conta com mais de R$ 2,4 milhões de reais em recursos para execução.

Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.