Hospital Onofre Lopes recebe abastecimento de luvas para retomar cirurgias

20 set 2021

Um carregamento de luvas cirúrgicas chegou ao Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), em Natal, nessa sexta-feira (17), para possibilitar a retomada de cirurgias eletivas. Há uma semana, a realização desses procedimentos tinha sido suspensa devido à falta das luvas na unidade.

De acordo com a administração do hospital, o abastecimento foi feito com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Hospital Naval e Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), sem a necessidade de solicitar empréstimo à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). A estimativa é que o quantitativo de luvas entregues seja suficiente para uma mês de atividades do hospital.

Em documento divulgado nessa semana, o Huol havia justificado a falta dos insumos devido ao aumento dos preços durante a pandemia, o que impediu a aquisição de luvas cirúrgicas via licitação existente. Já em relação às luvas de procedimentos, o Huol afirmou que “a empresa transportadora justificou que a paralisação promovida por caminhoneiros na semana passada obstou o fornecimento”.

A previsão do Huol é normalizar a agenda de procedimentos na segunda-feira (20). Por dia, a unidade hospitalar utiliza, em média, 600 luvas cirúrgicas e 8 mil luvas de procedimentos.

Portal da Tropical

Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.