Governo do RN realiza capacitação sobre redução de risco de desastres e resiliência

Governo do RN realiza capacitação sobre redução de risco de desastres e resiliência
18 maio 2022

O Governo do Rio Grande do Norte, em parceria com o Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos (UNDRR), promove, nesta terça e quarta-feira, 17 e 18, capacitação sobre áreas de risco de desastres e resiliência. Destinada a secretarias estaduais e órgãos municipais, a iniciativa é executada pela Coordenadoria de Estado de Proteção e Defesa Civil e integra a missão de assistência técnica da iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030 (MCR2030), liderada pelo UNDRR.

A abertura, realizada na tarde desta terça-feira (17), no auditório da Governadoria, em Natal, contou com a presença da secretária adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista, representando a governadora Fátima Bezerra. “A resiliência e o enfrentamento dos desastres não é algo que possa ser analisado apenas pelos fatores climáticos, mas também sobre fatores sociais. Nós precisamos trazer esse debate para o campo das políticas públicas”, destacou Socorro Batista ao falar da importância da temática da missão recebida pela Defesa Civil.

No Nordeste, a Defesa Civil do RN é a primeira em abrangência territorial, em termos proporcionais – 152 municípios potiguares têm Defesa Civil, representando 89,8% do total. Cada vez mais, é importante que elas estejam preparadas, como sintetizou o coordenador de Estado de Proteção e Defesa Civil, coronel Marcos Carvalho: “Com o advento das mudanças climáticas, é muito importante que as Defesas Civis, em níveis municipal, estadual e federal, tenham a compreensão dos impactos que, eventualmente, existirão e estejam preparados.”

A missão tem por objetivo sensibilizar e capacitar as autoridades estaduais e municipais com os temas da agenda internacional para a redução do risco de desastres e apresentar as ferramentas oferecidas por MCR2030 para consolidar a resiliência local a desastres. “Se espera que mais municípios do Rio Grande do Norte participem da iniciativa e que nesses municípios, com a coordenação a nível estadual, possamos sensibilizar no tema de redução de riscos e aumentar a capacidade dos gestores e das comunidades, além de planejar ações de prevenções de riscos”, enfatizou o assessor técnico do UNDRR, Clément da Cruz.

As temáticas abordadas no primeiro dia do ciclo de palestras foram: “Introdução à Redução do Risco de Desastres (RRD), o Marco de Sendai, e a iniciativa MCR2030”, ministrada por Clément da Cruz, assessor técnico da UNDRR; “Ameaças, Vulnerabilidades e Diagnóstico das capacidades dos municípios no estado do RN”, apresentada pela professora Silvia Saito, pesquisadora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN); e “Desafios e boas práticas de resiliência a desastres a nível estadual”, proferida pelo sub-coordenador de Estado de Proteção e Defesa Civil, Dalchem Viana.

Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.