Envolvidos em desvios em precatórios do TJ terão de devolver R$ 14,1 milhões

06 jul 2021

Da Tribuna do Norte:

O quarteto formado pelos ex-desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), Rafael Godeiro e Oswaldo Cruz, a ex-chefe da Divisão do Tribunal de Justiça, Carla Ubarana, e seu esposo, George Leal, terá de devolver aos cofres públicos R$ 14,1 milhões. O montante foi desviado no caso que ficou conhecido como “Escândalo dos Precatórios”, investigado pela Operação Judas, deflagrada em janeiro de 2012.

A sentença é do juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas, magistrado que coordena o Grupo de Metas do CNJ no Rio Grande do Norte. De acordo com a decisão, Oswaldo Cruz e Rafael Godeiro também foram penalizados com a perda de bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio; deverão perder as funções públicas (caso ocupem eventualmente); pagarão multa civil correspondente ao valor do acréscimo oriundo de ato ilícito; entre outras sanções pelo prazo de dez anos.
Para Carla Ubarana, ex-chefe da Divisão do TJ, foram impostas as mesmas sanções com o adendo da suspensão dos direitos políticos por dez anos, além de pagamento de multa civil correspondente a 03 (três) vezes o valor do acréscimo patrimonial decorrente do ilícito. Por sua vez, a pena de George Leal, esposo de Ubarana, foi igual a fixada para os ex-desembargadores Oswaldo Cruz e Rafael Godeiro.
A sentença foi proferida pelo juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas, coordenador do Grupo Estadual de Apoio às Metas do CNJ. Na sua sentença, o juiz destacou as evidências trazidas na denúncia e lembrou que o caso afetou a imagem do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte perante a sociedade.
Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.