Eleições têm 421 vereadores em busca de uma cadeira no Congresso

Eleições têm 421 vereadores em busca de uma cadeira no Congresso
19 set 2022

As eleições de outubro não envolvem cargos nas Câmaras Municipais, mas podem servir de trampolim para que os políticos locais possam exercer funções em outras esferas. O número de vereadores que concorrem nas eleições deste ano é de 1.106.

Desse total, 421 estão de olho nas vagas do Congresso Nacional, em Brasília. A maioria deles (396, ou 94%) tenta uma vaga de deputado federal. Vinte e cinco disputam o Senado (oito como candidatos a senador, seis a primeiro suplente e 11 a segundo suplente).

O cientista político e pesquisador Fernando Meireles, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), avalia como atrativas as condições políticas das atividades na Câmara dos Deputados e no Senado. “Você está em Brasília, no centro da política nacional, com boa estrutura de recursos e gabinete”, diz.

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) afirma à CNN que “ninguém no mundo recusaria essa troca”. Ele foi vereador em Manaus e trilhou o caminho rumo a Brasília, em 2018, no meio do mandato.

Entre as ocupações mais declaradas por candidatos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições de 2022, vereador é a quarta.

Caso todos conseguissem se eleger neste ano, quase 2% das Câmaras Municipais seriam renovados com dois anos de antecedência ― as eleições municipais estão marcadas para 2024.

A maioria dos vereadores candidatos (681, ou 61%) busca uma vaga de deputado estadual. Apenas quatro são candidatos a vice-governador.

Em capitais, o número de vereadores que tentarão um novo cargo em 2022 é significativo. Em São Paulo, por exemplo, quase um terço da Câmara Municipal concorre nestas eleições.

Dos 55 vereadores da cidade, 16 são candidatos (12 como deputado federal e quatro como estadual). Se todos se elegessem, a Câmara teria uma renovação de quase 30%.

Em todo o país, são 119 vereadores de capitais que se candidataram a deputado federal.

O pesquisador Fernando Meireles destaca que uma votação de vereador em uma cidade do tamanho de São Paulo ajuda a largar em uma “posição competitiva” pela vaga na Câmara dos Deputados.

Em 2020, os cinco vereadores mais votados para a Câmara paulistana tiveram entre 67 mil e 167 mil votos, números que dariam boas chances de vitória nas eleições para deputado federal no estado em 2018, a depender do partido.

Delegado Palumbo (MDB), Felipe Becari (União Brasil) e Fernando Holiday (Novo), que integram a lista dos vereadores mais votados em São Paulo em 2020, são candidatos a deputado federal em 2022.

Nas Câmaras Municipais do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte, mais de 20% dos vereadores também tentam outros cargos neste ano.

Além de 11 postulantes a deputado federal, a Câmara da capital mineira tem uma candidatura ao Senado.

Proporcionalmente, Maceió é a capital em que mais parlamentares buscam a Câmara dos Deputados: sete de seus 25 ocupantes. Por outro lado, nenhum dos 15 vereadores de Vitória lançou candidatura ao cargo.

CNN

Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.