Câmara de Natal entrega Comenda Dr. Ruy Pereira a profissionais de saúde

Câmara de Natal entrega Comenda Dr. Ruy Pereira a profissionais de saúde
18 nov 2022

A Câmara Municipal de Natal entregou, nesta quarta-feira (16), a Comenda Sanitarista Dr. Ruy Pereira dos Santos a profissionais de saúde, entre os quais médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, gestores e socorristas. Este ano, a propositora da sessão solene para a outorga foi a vereadora Camila Araújo (União Brasil).

 

“É um privilégio assumir a entrega dessa homenagem aos profissionais de saúde de Natal, cujo trabalho é tão importante no cuidado de nossa população e foi de tanto valor durante a pandemia da Covid-19”, comentou a edil, sobre a homenagem prestada anualmente pela Câmara Municipal aos profissionais de saúde da cidade, com a outorga da comenda criada em 2015, pelo ex-presidente da CMN e médico psiquiatra Franklin Capistrano.

 

Este ano foram 14 homenageados, em nome dos quais falou o médico otorrino Marcus Augusto Freire Fernandes. “Dr. Ruy Pereira era um médico à frente de seu tempo. Não via a medicina apenas como um trabalho curativo, mas como um meio de transformação social. Receber uma comenda que leva o nome dele é uma honra para qualquer médico”, comentou o homenageado, que teve as palavras ratificadas pelo secretário municipal de Saúde, George Antunes, e pelo presidente do Conselho Regional de Medicina, Marcos Jácome.

 

Dr. Ruy Pereira foi secretário estadual de Saúde e de Educação. Além de médico, foi professor da Universidade Federal de Pernambuco. Ele nasceu em 1949, em Campina Grande/PB; foi prefeito de Serra Negra do Norte/RN e faleceu em 2010.

 

Título de Cidadão Natalense

Durante a mesma sessão solene, o médico cirurgião geral Nelson Inácio dos Santos Neto foi agraciado com o Título de Cidadão Natalense, também proposto pela vereadora Camila Araújo. Nascido em Assu/RN, o homenageado veio para Natal 1988, concluir os estudos no Colégio Nossa Senhora das Neves e logo em seguida cursar Medicina na UFRN.  Deixou a capital potiguar por alguns anos para fazer residência em cirurgia, mas regressou para aqui fixar residência e constituir família. “Já me considero natalense. Já queria receber esse título há muito tempo e fiquei muito feliz quando me propuseram recebe-lo”, contou o homenageado.

 

“Concedemos o Título de Cidadão Natalense a Dr. Nelson com muita alegria, pelo trabalho que ele desempenha em nossa cidade. O trabalho dele como cirurgião geral e bariátrico tem mudado a vida de muitas pessoas com diagnóstico de diabetes, obesidade e suas complicações. Eu sou paciente bariátrica e sei da qualidade de vida que tenho hoje, pós-cirurgia. E sei de quão querido o Dr. Nelson é pelos pacientes dele e até pelos pacientes de outros médicos”, justificou a propositora do Título.

Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.